sexta-feira, 20 de maio de 2011

Culinária Brasileira - Escondidinho - PE

Fazer escondidinho é simples, é fácil, e quase rápido! rs 
Acho que por conta do purê que é o que esconde o recheio, é uma comida extremamente reconfortante, daquelas que a gente come em dias frios, ou quando está mais cansadinha...
Fiz um escondidinho essa semana e foi delicioso comer aquela "cumbuquinha" quentinha, e sentir o corpo agradecendo o carinho.
Apesar dessa receita ser de carne seca, vc pode rechear seu escondidinho com outros ingredientes, como , camarão, carne moída, frango... Fica à cargo da sua imaginação. 


Escondidinho de carne seca
O que vc vai precisar:
500g de carne seca
1kg de aipim
2 cebolass grandes
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de coentro picadinho
1 colher de cebolinha picada
200g de queijo meia cura  ralado
sal e pimenta a gosto


Como faz?
Coloque a carne seca de molho em água fria no dia anterior, e troque a água pelo menos 3 vezes nesse intervalo, escorra e ponha em uma panela pressão com água nova e leve ao fogo, deixe ferver por 5 minutos, troque a água de novo, feche a panela e cozinhe a carne, por mais ou menos 30 minutos.
Descasque e cozinhe o aipim em água com sal até ficar bem mole, enquanto ele cozinha, pique a cebola, refogue a cebola em 2 colheres de manteiga,  junte a carne seca e frite ligeiramente. Retire do fogo e acrescente o coentro e a cebolinha.
Depois da mandioca bem cozida, escorra, e esprema, volte para a panela coloque o resto da manteiga e metade do queijo ralado, mexa sem parar até o queijo derreter e incorporar ao purê.
Em ramequins individuais, ou qualquer cumbuquinha que vá ao forno, ou ainda em uma travessa grande, coloque a carne seca refogada  e cubra com o purê de aipim, por cima polvilhe a outra metade do queijo ralado e leve ao forno para dourar. 

Cabô, é isso! =))

Bom fim de semana gente, aproveitem o tempo pra fazer o escondidinho, vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário