terça-feira, 24 de maio de 2011

Café - Dia Mundial do Café

Eu amo café, mas nunca soube de um dia dedicado a ele, esse ano me chega essa informação, mais motivo pra comemorar impossível!
O café vira mocinho e vilão da saúde periodicamente, claro ele pode sim contribuir para o agravamento de alguns problemass de saúde, quando consumido em grandes quantidades (aham), mas se consumido moderadamente, que nesse caso significa 3 a 4 xícaras por dia, seus efeitos são extremamente benéficos para a saúde, como por exemplo, efeito de prevenção de problemas como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas e álcool, além disso melhora a atenção e, consequentemente, o desempenho escolar e a produtividade no trabalho.

O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína, tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes, e melhora a oxigenação do sangue.

Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína. Segundo alguns estudos, o seu consumo poderá mesmo baixar o risco de cancro da próstata.

O consumo exagerado, bem esse pode causar tb uma série de transtornos, mas vamos nos focar no lado bom da coisa, até pq ninguém aqui bebe mais do que 4 xícaras de café por dia (aham... oi?)

POis então, para que possamos comemorar esse dia como se deve eu separei 3 receitas com café, além do bolo de café com chocolate que alíás as fotos estão no post abaixo.


A primeira:


Espumante de café

 O que vc vai precisar:
1 xícara de café quente
1/2 xícara de creme de leite
1/4 de xícara de chocolate meio amargo partido em pedaços
2 1/2 colheres (sopa) de açúcar


Como faz?
Misture o café e o creme de leite. Aqueça bem. Coloque no liquidificador, junte os pedaços de chocolate e açúcar. Tampe bem e bata em alta velocidade por 20 segundos. Despeje em canecas aquecidas. Rende 2 porções.


A segunda:

Carne de panela com café

O que vc vai precisar:
1 kg de carne de vaca (magra)
3 dentes de alho amassado
1 colher de sopa de cebola picadinha
200g de molho de tomate
 2 ramos de salsa
2 colheres de sopa de manteiga
1 copo de cerveja preta
1 copo de café bem forte
sal e pimenta a gosto

Como faz?
Refogue em  uma panela de pressão o alho e a cebola na manteiga, coloque a carne e deixe dourar de todos os lados depois disso acrescente o molho de tomate, a cerveja e o café. Fechar a panela  e deixar cozinhar por 10 minutos depois de começar a "apitar". Abrir, acertar sal e pimenta, e colocar a salsa grosseiramente picada


e por fim a terceira, que na minha opinião merecia um post só pra ela:

Irish Coffe
O que vc vai precisar:
27 ml de whiskey irlandês (pode ser o Jameson)
45 ml de café forte quente (expresso, de preferência)
18 ml de creme de leite fresco batido ou chantilly
1 colher de chá de açúcar. (demerara de preferência)

Como faz?
Escalde uma taça de para irish coffe (pode ser uma taça de vinho) com água quente. Coloque o açúcar na taça e, em seguida o uísque. Complete com o café, deixando espaço para o creme de leite no copo. Mexa bem e deixe o líquido descansar um pouco. Então, vá adicionando o creme de leite, despejando sobre as "costas" de uma colher aquecida bem devagar. É indispensável que o creme de leite flutue na superfície do Café, sem se misturar a ele, deve permanecer como uma fase distinta do corpo da bebida, com uma aparência semelhante ao de uma cerveja Guinness.
Dá uma olhada no vídeo e vai treinando!





Nenhum comentário:

Postar um comentário