sexta-feira, 27 de maio de 2011

Arroz de carreteiro - Rio Grande do Sul - Bendita Culinária Brasileira

Arroz de carreteiro é uma delícia e por ser muito fácil de fazer é mais delicioso ainda.
O prato que teve origem no Rio Grande do Sul, hoje faz parte da culinária do país inteiro, e convenhamos em um país do tamanho do nosso, com tanta variedade de ingredientes e sabores, quando um prato vira nacional ele têm que ser muito bom. É o caso!


Arroz de Carreteiro

O que vc vai precisar:
2 xícaras de arroz
800g de charque (carne seca)
1 paio
2 dentes de alho
1 cebola média
1 pimentão verde (opcional)
1 colher de sopa de salsinha picada
sal e pimenta do reino


Como faz?
Desalgue o charque no dia anterior, deixe de molho em água fria por 24 horas, trocando a água pelo menos 3 vezes nesse período de tempo. Coloque em uma panela e leve ao fogo para ferver por 2 minutos, escorra, e coloque na panela de pressão para cozinhar por aproximadamente 30 minutos corte em cubinho ou desfie. Pique a cebola e o alho. Corte o pimentão ao meio, e retire as partes brancas e as sementes (é isso que dá azia em algumas pessoas) corte em quadradinho pequenos. Affervente o paio rapidamente, e corte tb em cubinhos.
Em uma panela de fundo grosso, coloque o óleo o charque coloque em fogo forte e deixe que fique dourado. Junte o alho, a cebola, o pimentão e o charque, refoque por mais dois minutos, e junte o arroz, refogue até que o arroz fique transparente. cubra com água tempere com sal e pimenta e abaixe o fogo, deixe cozinhar até que o arroz esteja cozido. Salpique salsinha por cima e sirva.

3 comentários:

  1. Ronaldo!!! Vc por aqui que coisa mais feliz!!! =))

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Nosso Sr dos Regimes, livre-me desta tentação! Morryh e engordei 2kg olhando esssa maravilha!!!
    (seguindo o bloguinho!)

    Beijocas
    Josss
    http://femininaevaidosa.blogspot.com
    @unhappy_j

    ResponderExcluir