quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pudim de Claras

Gente, pudim de claras me lembra infância, quando era pequena, sim eu já fui pequena, minha mãe era amiga de uma moça chamada Salete - onde será que anda a Salete?- lembro que ela era vizinha da minha avó materna, tinha dois pastores alemães lindos, era uma cozinheira de mão cheia, e morava em uma casa com jardim grande, onde havia uma mesa fofa no meio das flores, e foi nesse jardim lindo num dia de sol morninho, que provei o primeiro pudim de claras da minha vida. Lembro que a sensação que tive foi de estar comendo nuvens docinhas, porque o doce dissolvia na boca de tão suave, e tão delicado que era. 
Ano passado resolvi fazer meu primeiro pudim de claras, ficou perfeito, levei milênios para tentar porque pra mim parecia algo de outro mundo... Surpresa! Não é! É bem fácil de fazer e perigosamente fácil de comer!




Pudim de Claras


O que você vai precisar:
8 claras 
15 colheres de sopa de açúcar branco comum

Caramelo:
1 copo (200ml) de água 
2 copos (350gm) de açúcar


Como faz? 
Bata as claras e vá juntando o açúcar as poucos, colher por colher sem parar de bater, enquanto isso coloque a água e o açúcar do caramelo em uma panela dissolva todo o açúcar na água e deixe ferver em fogo baixo, quando começar a ferver, cuide para que não queime dos lados, precisamos de um caramelo não muito escuro. Nesse tempo as claras com açúcar que estavam na batedeira, já devem ter chegado em ponto de neve com picos duros e altos. Transfira o caramelo para a forma que vai ser usada para assar o pudim, por cima do caramelo acomodar as claras em neve, colocar em banho maria, e levar ao forno até estar dourado. 
Ao desenformar, cuidado com a temperatura, se estiver quente demais não solta e se estiver frio demais quebra, é o único momento de tensão no preparo desse doce. 

Boa sorte amores, sei que vocês vão arrasar!
=]

Nenhum comentário:

Postar um comentário