segunda-feira, 8 de março de 2010

O Dia Internacional das Mulheres

Antes de qualquer coisa, quero me desculpar, por usar o espaço da cozinha para falar sobre outra coisa que não culinária, mas o dia de hoje relamente tem um efeito muito forte em mim. E por ser o espaço da cozinha, tão declaradamente feminino, para mim, seria uma falta grave não falar sobre esse dia aqui. Até porque, não posso esquecer que a cozinha também é o lugar de conversas, algumas vezes muito fluidas e outras tão densas.
Sendo assim, peço licença pois a casa é de todos e todas nós, para colocar aqui o o texto que escrevi acerca desse data, amanhã eu coloco um docinho aqui para suavizar o peso, e encararmos com a firmeza típica de mulheres, mais um ano.

Um beijinho.


O Dia Internacional das Mulheres
Meus queridos, por favor não nos ofendam, passando aquela "cantadinha" vagabunda de dia das mulheres.
Não venham nos dizer o quanto somos belas, ou o quanto somos doces e meigas. Por favor, não façam isso.

O Dia Internacional das Mulheres é muito mais sério do que essa babação improfícua, imprópria e que beira a indecência e o desrespeito. É uma ofensa a nós mulheres, termo passado por tudo que passamos historicamente pra sermos alvitadas por esse desrespeito!

Para vocês saibam o que isso quer dizer, eu conto a história.
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, (dá uma olhada nas Forças Armadas) violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Então meus caros e queridos amigos, e amigas, não nos ofendam com futilidades, não nos ofendam com a ignorância!

Por todas as mulheres devemos sim comemorar, devemos sim celebrar as conquistas, mas sem esquecer que ainda estamos à milênios luz da igualdade e do respeito de fato!

A todas que vieram antes de mim, e que à força abriram o caminho, meu respeito e agradecimento, e a promessa, feita com a tranquilidade de quem sabe que está fazendo o deve ser feito, de me manter firme e me esforçar cada dia mais para não decepcionar minhas irmãs!

2 comentários:

  1. Dani!
    Isso é fato, ainda precisamos nos fortalecer muito para sermos mais respeitadas, em todos os sentidos.
    Infelizmente acho q tb enqto muitas querem espaço para trabalhar de forma honesta, outras usam de exposição, mostrando a mulher sempre como objeto... e daí ficamos nesse círculo...
    Eu penso assim...:/
    Mas, foi bom lembrar da triste história de mulheres guerreiras que lutaram e pagaram com a própria vida para nos abrir caminho...
    Que bom que existem pessoas como vc que nos servem de exemplo...como ser mulher, trabalhar e ser sensível e feminina ao mesmo tempo...
    brigadinha pela prosa boa dimais!
    Um bejim,
    da Vinni

    ResponderExcluir
  2. Eu não esperaria menos de uma das mulheres mais fodas que eu tive o prazer de conhecer e conviver. Parabéns pra nós, homens que temos mulheres como vc em nossas vidas.

    Um beijo meu anjo!

    ResponderExcluir